sábado, 6 de janeiro de 2024

Quem diz: "minha poesia é negra"... qual a cor de sua alma?

Que cor teriam saudade, lágrima, solidão se cor tivessem?
Que cor tem o sorriso? Alguns dizem: meu sorriso é negro
Outros gritam: minha poesia é negra! Qual a cor da poesia?!!
Se escrevessem com a alma, com certeza, nenhum cor ela teria.

Se poesia e sorriso tivessem cor não seriam poesia e sorriso
Seriam apenas palavras e expressões sem valor e sem alma
O sorriso não tem cor, o que se vê, é se ele é alegre ou triste
A poesia, também não tem cor, cor pra poesia?! Não existe

E eis que chaga da alma um sorriso alegre, cheio de beleza,
Com ele uma poesia dessas que declamar é o mesmo que orar
Vestem-se cor da inocência.!! Uma cor que ninguém nunca viu
Se inocência tivesse cor!!! Não e nem pode, ninguém a pariu

Se da alma, viesse aos lábios, mesmo lento, um sorriso triste,
Se com ele viesse uma poesia chorando e carregando o pranto
Alma e pranto se abraçariam, chorariam sem nenhum pudor
Se olhariam sentindo a mesma dor... mas sem qualquer cor

Quem diz: minha poesia é negra, quanto rancor no coração!!!
Nunca sentiu saudade, nuca viu o brilho mágico do pranto,
Não sabe da magia, da beleza da alma ajoelhada em oração 
E um sorriso alegre de cor divina, sorrindo em plena contrição

Minhas lágrimas... não sei a cor que são, nem a cor da saudade
A solidão!! Claro que existe mas quem sabe a cor da solidão?
A quem diz: minha poesia é negra e negro é meu sorriso
Pergunto : Que cor tem sua alma e seu ... coitado, coração?

JJ. Cruz
Academia Mundial da cultura e Literatura
Cadeira: 28
Patrono: Antero de Quental.
Publicado em; 06/01/2.024

Nenhum comentário:

Postar um comentário