... Se meus pecados forem tantos por tato amar-te,
Que hei de fazer? És maior que qualquer razão,
O universo se dobraria e só Deus é maior que tanto
Até os anjos louvam com orações esse todo encanto!
Dou-me a ti em ladainhas rezadas com teu nome,
Rezas que a alma cria em versos a fazer-te poesia
E se pecado for, que a mim me seja dado perdão
Quero apenas fazer-te oração sem nenhuma heresia
Te dar, a meu gosto, um olhar com brilho de estrelas,
Te fazer que as flores invejem esse teu doce perfume,
Que sintam-se pequenas! Coitadas! não é o meu intento,
Mas por ti, o perfume delas, sei, é apenas um queixume
Até pedi que anjos me fizessem artesão de moldar nuvens,
Que me dessem espátulas e cinzéis com a magia de criar
Para nelas esculpir teu rosto, olhos inocentes de criança,
Rosto angelical, moldado por longos cabelos cor de luar.
Ah! Te fiz assim! Até dizem não existir poesia perfeita,
Mas... poesia de palavras, são poucas e pouco dizem.
Mas não és uma poesia escrita com rimas no fim do verso
És a doçura mágica, dessas que não existe par no universo
José João
28/06/2.026