terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Aprenda viver... desde cedo.

 Ontem, lembro bem, era um jovem que brincava, sorria
Corria entre verdades, ironizava o mundo, ria dos amanhãs 
Deixava coisas para depois, como fosse o dono do tempo, 
Assim queria e fazia de meu todo e qualquer  momento

Não tinha tempo de ficar admirando flores, nem jardins,
Eram tão comuns, sempre existiriam em qualquer lugar
Mas meu rosto!! Esse era belo, sem marcas, esse era eu
A enfeitar um mundo, que jurava, ser todo e apenas meu

Mas o tempo! Passa lento, sem alarde e sem fazer festa
Quando, de repente me vi, meu rosto já não era o mesmo
Nem meu sorriso, nem meu olhar... aqueles sulcos na testa!!
Me faziam crer que tudo que agora fizesse fosse a esmo

Não me permitem mais ironizar o mundo nem os amanhãs
A vida agora me apressa a fazer,  a correr como o vento
E ainda assim, me pergunto... será que ainda dá tempo?
Correr entre as horas, buscar sorrisos, são tentativas vãs.

Procuro jardins, procuro flores que  possam alegrar a alma
Quando encontro, me sento cabisbaixo, com algum remorso
E, de dentro de mim, vem chorosa, como fosse um queixume
Uma voz: Não aprendeste nem sentir, das flores, o perfume!!!

E continua, que fizeste da vida? Onde estão teus momentos?
Onde está tua pressa, onde estão os afagos que não destes?
Onde está teu rosto que vaidosamente fazias a principal cena?
Agora, sem saber a beleza de viver, tua vaidade... valeu a pena?

JJ Cruz
Academia Mundial de Cultura e Literatura
Cadeira: 25
Patrono; Antero de Quental
05/12/2.023

Nenhum comentário:

Postar um comentário