sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Isso aconteceu ontem

Ontem, por não ter nada para fazer, a não ser sonhar...
Como sempre faço, Sentei na raiz de um flamboyant
Escutando o silêncio como se fosse meu melhor amigo
De repente, chegou um passarinho, não sentiu medo de mim,
Pousou em minha frente e perguntou se poderia cantar...
Cantar um gorjeio. Surpreendi. Como posso entender
Um passarinho!!? Curioso, disse, está bem canta, mas...
Porquê queres cantar esse gorjeio pra mim? É porque...
Fiz as notas musicais desse gorjeio hoje. É diferente
Nunca tinha inventado um gorjeio assim, mas eu fiz.
Será que você pode ouvir esse gorjeio pra mim?
Disse, posso, canta.. mas ele gorjeou tão bonito!!!
Nesse momento, até pensei que passarinhos tivessem alma
E acho que têm, porque ele cantava com a alma
Aquele gorjeio que estava cantando, foi lindo... lindo
Foi o gorjeio mais bonito que já ouvi, foi impressionante.
Ele cantava e eu vi duas pequeninas lágrimas...
Em seus olhinhos tão tristes... então parou de cantar, 
Deu um suspiro... me olhou nos olhos e... perguntou
O que você achou? Sinceramente me emocionei
Quase chorei e disse: é o gorjeio mais bonito que já ouvi
Parece que cantaste sentindo alguma coisa. Ele me disse...
Tu entendes o que é amar, por isso vim cantar pra te
Esse gorjeio é um gorjeio triste, por uma saudade
Que nunca mais vou deixar de sentir, disse entre soluços
Preguntei o porquê dessa tão doída saudade...
É porque não sei onde encontrar minha companheira,
Alguém muito mau prendeu-a num laço, pôs na gaiola
E levou-a embora, por isso eu choro, choro por nós dois,
Depois, voou para um galho do pé de flamboyant
E ficou chorando no seu gorjeio

JJ Cruz
Academia Mundial de Cultura e Literatura
Cadeira: 25
Patrono: Antero de Quental
08/12/2.03

Nenhum comentário:

Postar um comentário