sexta-feira, 26 de abril de 2019

Uma festa triste

Lustres,. candelabros, luzes e... flores fingindo
Enfeitar, dentro de brilhantes jarros dourados,
Mas frias e, elas, as flores, com sorrisos tristes
Ficavam paradas, inertes porque a brisa
Voava solta lá fora mas aqui... dentro de mim...
Vinhos, sorrisos, guardanapos de linho, bordados,
Taças de reluzente cristal cheias de vinho...
Mas a minha ... cheia de solidão,  que transbordava,
Escorria, entre os dedos trêmulos e... as saudades,
As tantas saudades brincando de fazer lágrimas
E o olhar perdido no tempo não via nenhuma beleza.
Cada lágrima, chegando de repente de dentro da alma,
Parecia gritar nomes que ela (a alma) tremia ao ouvir.
Cada nome uma saudade, cada saudade uma dor,
Cada dor uma lágrima até que o pranto se fez,
Me tomou em soluços (entre os risos da festa)
Em silêncios. Há quem diga que silêncio
Não tem plural...nem saudade, mas... nunca
Sentiram solidão, não como essa que sinto,
Essa minha, só minha, é cheia de silêncios
Que me trazem as saudades, algumas em prantos
Outras em risos. Ah! Essas tantas saudades!!!

José João
25/04/2.019

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado, Cidália. De volta... o dobro dos beijos e um excelente e maravilhoso fim de semana.

      Excluir
  2. Oi, querido José João!

    Como está? Aqui, tudo satisfatório, felizmente.

    Quero acreditar, meu querido colega e grande amigo, que seu estado de alma não esteja como os poemas, que você escreve. Quero pensar que seja só seu eu-lírico desabafando.

    Então, essa festa foi um mar de tristeza e saudade. Lembranças, provavelmente. A vida tem de seguir, meu querido e não tendo você mais 20 anos, há que encarar a realidade, todos temos de a encarar e aceitar.

    Gosto sempre daquilo que você escreveu, escreve e escreverá, sim, pke nossa amizade e conhecimento já vem de longe, mas para quando um poema sensual? É que você é mestre nessa arte, como tão bem sabe.

    Seus poemas anteriores, que estive atentamente lendo, versam sempre a tristeza e eu fico "preocupada", e além disso acho que você se "isola" um pouquinho na blogosfera, mas alguns comentaristas portugueses, que postam diariamente, e isso há que referir, não o deixam "cair" nesse mar de mágoas e pranto. Eu posto, mensalmente, pke a escola me toma mto tempo, mas prometo ir passando por cá com alguma regularidade.

    Beijos, um abraço apertadinho e tempos melhores hão de vir.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Oi, CÉU, minha querida amiga. Obrigado pelo comentário e preocupação, mas são coisas das "festas" da vida, umas alegres outras tristes mas... a "festa" continua.

      Excluir
    2. Oi, José João, meu querido amigo!

      A vida tem momentos bons e menos bons, disso todos sabemos, mas o importante é que nossa vida siga, que a "festa" prossiga como você bem escreveu.

      Beijos e grata por sua presença em meu blog.

      Excluir